ICN SPECIALIST AFFILIATE

IntNSA_logo_web

DATED PUBLISHED

1º Evento Científico do IntNSA Portugal

Decorreu dia 13 de novembro de 2019 o 1º Evento Científico do IntNSA Portugal (Associação Portuguesa de Enfermeiros dos Comportamentos Aditivos) na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, com o apoio institucional da ESEL e do SICAD.

Tivemos o privilégio de ter connosco Enfermeiros de Norte a Sul do País, e outros colegas de outros grupos profissionais. Colegas que trabalham em Unidades Especializadas, nos Cuidados de Saúde Primários, em Organizações Não Governamentais, em Instituições de Ensino Superior, em Hospitais (desculpem se não identificamos mais nenhuma área). Tivemos também a presença de estudantes.

O que aconteceu:

  • Agradecemos o apoio da ESEL e do SICAD para este evento e pelo acolhimento que deram à nossa Associação.
  • HOMENAGEAMOS todos os Enfermeiros que ao longo de décadas têm trabalhado na área dos CAD, em diferentes organizações e contextos de prática de cuidados.
  • Apresentamos o nosso Plano de Atividades.
  • Tivemos uma conferência fantástica com o Prof. Joaquim Lopes e o Enf. Nuno Murcho que nos conduziram a refletir a partir do passado, pensar o presente e perspetivar o futuro da Enfermagem nos CAD, a sua responsabilidade, o seu desempenho e a sua interdisciplinaridade.
  • Depois, aberto o debate, surgiram imensas questões acerca das respostas que temos, as que estamos a dar e aquelas que muitos de nós ambicionamos, em defesa das necessidades dos nossos utentes, das suas famílias, das nossas comunidades. Falou-se das respostas ao nível dos Cuidados de saúde Primários, nas ONG, na articulação interinstitucional, etc. Todos sentimos que o espaço de reflexão e partilha foi curto.
  • Foram lançados desafios à Associação, que os acolhe, mas que tem consciência que só com a participação de muitos podemos “juntos” continuar na construção de caminhos em tantas áreas diferentes.
  • Obrigado pela participação de todos.

LIKE THIS ARTICLE? CONSIDER SHARING IT

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
YOU MAY ALSO BE INTERESTED IN THESE ATICLES

Comments are closed.